segunda-feira, 16 de julho de 2012

Retratos de Luta (2012)

Retratos de Luta (2012) 
Direção: Benjamin Durand 
Duração: 58 min 
Áudio: Espanhol 
Legenda: Português 
Sinopse: Este documentário é o resultado de um trabalho de montagem de arquivos de filmes de mais de 1000 programas, expondo por cerca de 17.000 horas de gravações feitas pelo canal público de televisão na Venezuela Vive TV, acompanhando grupos e organizações através de um processo de convivência e aprendizagem mútuo entre 2003 e 2011. 
É um filme sem roteiro, sem maquiagem, sem cenografia, é o retrato da luta de milhares de mulheres e homens que fizeram revolucionar suas vidas e revolucionar um continente. 
“Bem como sai o sol, sai a Revolução”. 
Mirada reflexiva e franca transita ao redor das experiências de aprendizagem e luta de colectivos organizados, essa mirada clara é a que expõem hoje estes Retratos de luta, um trabalho de acompañamiento audiovisual dos últimos sete anos do processo bolivariano em Venezuela. O acesso à terra, ao água potable, a melhores condições nas fábricas, e muitas outras lutas de igual importância fazem parte da batalha que se dá a cada dia, contra a indiferença, contra um passado de miséria, patronos e latifundistas, a burocracia e “servidores públicos indolentes”. 
A cada cara exposta neste documental é a evidência de que não há impossível quando as vontades individuais se unem para se fazer uma sozinha voz. Estes rostos são os das organizações-pontes entre comunidades e instituições, trabalhando solidariamente para melhorar as condições de vida das pessoas historicamente excluídas e marginadas. Entre assembleias, reuniões, desde o espaço público ou clandestino, no bairro, a fábrica e o campo, veremos como se fizeram possível os Comités de Terras Urbanas, empresas tomadas por seus trabalhadores, mesas técnicas de água, conselhos comunales, cooperativas e de que modo se foi aprofundando a luta camponesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário