quarta-feira, 18 de julho de 2012

Machuca (2004)


Machuca (2004) 
Direção: Andrés Wood 
Duração: 120 Min 
Áudio: Espanhol 
Legenda: Português 
Sinopse: Tendo como pano de fundo o Chile de 1973, o filme aborda a relação entre dois meninos de classes sociais diferentes. Gonzalo Infante (Matías Quer) estuda no Colégio Saint Patrick, tradicional instituição, pertence a uma família burguesa e mora em um bairro na área nobre da cidade. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), diretor do colégio, é favorável ao governo de Salvador Allende e decide integrar os alunos pobres no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Com muita sensibilidade o diretor apresenta a amizade dos dois garotos, ao mesmo tempo em que, em meio aos acontecimentos do golpe militar de Pinochet, mostra os limites desse relacionamento, em função das diferenças de classe. 
O filme faz uma importante denúncia do caráter fascista do governo de Pinochet, ao reprimir violentamente os trabalhadores que viviam nas favelas chilenas. 
O filme recebeu uma indicação ao Goya de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Espanhola e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Bogotá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário