quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nação Lascada de Véio: A Glória do Sertão - SE (2007)



Nação Lascada de Véio: A Glória do Sertão - SE (2007)
Direção: José Ribeiro
Duração: 57 Min
Áudio: Português
Sinopse: Situado na altura do km 8 da BR-206, no estado de Sergipe, encontra-se o sítio Soarte, de propriedade de Cícero Alves dos Santos, mais conhecido na região como "Véio". No espaço existente entre a cancela da entrada e sua residência há um estranho conjunto de esculturas disforme, compostas pelos tipos de madeira disponíveis no local. Expostas a céu aberto, compõem um cenário que provoca diferentes reações entre os transeuntes diante daquelas "esquisitices". Adentrando a casa de Veio, descortina-se a oficina do artesão.
É o universo desse artista sergipano que o documentário "Nação Lascada de Véio: A Glória do Sertão" procura narrar, buscando revelar através dessa personagem a visão de mundo do sertanejo.

5 comentários:

  1. Olá!me chamo Iracema, gostaria de assistir o doc Nação Lascado de véio a Glória do SERTÃO.Nesse doc tem uma parte onde mostra pessoas numa procissão e entre essas pessoas tem minha mãe e tios q já faleceram.Por favor, pessem esse documentário na TV, ou no yotub. Obrg!

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Iracelma, gostaria de podê assistir o doc Nação Lascada De VéioAVéio a Glória do Sertao.Nesse doc está minha mãe e tios q ja faleceram.Obrg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...certamente vc já o viu, visto q tal documentário está disponível no YouTube,

      Excluir
  3. ...estive em Sergipe pela última vez há obra de quatro anos, a visitar a terra natal de minha mãe, o pequeno povoado de Canabrava, município de santa Rosa de Lima,região central do estado...em Laranjeiras revi a casa de João Ribeiro,grande sábio e polímata sergipano, das maiores culturas e inteligências q ainda luziram neste país, cuja obra tanta influência exerceu e há exercido sobre praticamente todo desenvolver do pensamento e estética nacional ; em Nossa senhora da Glória, admirei o mistério e drama da "nação lascada", de Véio,cuja intensidade surda e alarmada tanto fala da nossa genesis mais entranhada e profunda, no constringir de angústias e heroismos indizidos dos sertões arcanos e insondados, a q o gênio não menos trágico e doloroso de Euclides da cunha levantou o monumento máximo de toda nossa literatura , Glória pois à inteligência deste povo sergipano , o qual sempre se distinguiu em relevo forte , como verdadeiro e inexaurido luzeiro do Brasil,

    ResponderExcluir